Sobre Mim

Olá, sou o Rafael, criador do blog e vou contar um pouco sobre mim e da minha história! Nascido do interior de São Paulo, mas especificamente de São José dos Campos, sou psicólogo por formação (já falo disso!) e desde sempre gostei de escrever, mas nunca pensei em publicar nada. A internet possibilita uma forma fantástica poder falar quase de tudo e senti, depois de um longo tempo adormecido, essa necessidade de voltar a criar e escrever novamente. Mas escrever não só sobre a psicologia, mas dos mais diversos temas, porque acredito que a ciência (e nisso incluo a psicologia) deve abraçar todos os aspectos da vida, desde uma conversa sobre novelas, até das mais complexas teorias filosóficas… Quero escrever e conversar de tudo, de crônicas a poesias, de artes até o sexo.

Escolhi a graduação em psicologia, me apaixonei pela existência humana e principalmente pelo potencial criativo que todos carregamos. Conseguimos contornar situações adversas, transformamos o mundo, tiramos forcas que não sabíamos que tínhamos, sobrevivemos as mais cruéis situações.

Acredito mesmo no potencial criativo e criador do ser humano. A criatividade nasce dos berços mais incomuns e apesar das circunstâncias, apesar das dores e do sofrimento, sei que temos um potencial lá no fundinho, esperando a chave certa para abrir, esperando o tom certo para tocar, esperando a palavra certa para acontecer.

Daí então, meditando eu pensei, que tal criar um projeto virtual, original (?) divertido e que eu possa escrever sobre coisas do cotidiano das pessoas, de maneira leve, divertida e ainda com conteúdo que os farão pensar e refletir? Daí veio essa ideia de criar um blog, a pena e a espada, unindo a ação junto da reflexão, em uma forma de me expor ao mundo e de levar uma discussão para todas as pessoas…. Animador não?

 

Um passado longínquo…

Lembro bem que uma das tarefas da escola, proposta por uma professora era de criar uma espécie de livro… Fiquei muito apaixonado pela ideia e aos 12 anos escrevi, digamos, meu primeiro livro! Realmente muito tosco, claro e na época estava fascinado por ficção científica, por naves, espaço, cosmos e etc. Vocês podem prever o desastre que ficou… mas na época eu achava uma obra prima. Foi meu primeiro contato real com a escrita, envolvendo todo meu ser em uma criação.

Dai então não parei, comecei a escrever roteiros de quadrinhos, desenhar coisas, criar livrinhos e guias de aventuras, naves espaciais de papelão, historias de cinema com meus bonequinhos, gravações de musicas, de piadas, de contos, de repórter…  uma diversão de criação sem limites, até a mente ir aos céus!  Alguns livrinhos guardo ate hoje! rs

Fui crescendo e minha criatividade foi deixando de acontecer! Chegou, enfim, a idade adulta! A minha era da técnica, dos relatórios objetivos, organizados, padronizados…. sem espaço para a criatividade, para a espontaneidade… Algo seco, neutro e econômico… Fui perdendo o encantamento na escrita e vi como coisas que adoramos fazer, podem tornar-se tão pesadas se não houver o mínimo de significado particular para nós. Eu escrevia os relatórios, mas de forma tão automática e mecânica, que me esqueci de como era divertido criar.

Depois de muito caminhar, escolhi a graduação em psicologia e pude rever que a minha antiga criatividade estava novamente aparecendo e enfim, estou aqui, realizando esse audacioso projeto virtual! Espero, com o decorrer do tempo, ir criando os mais diversos conteúdos. Tenho inúmeras ideias na cabeça e quero colocar todas em prática! E acima de tudo, quero me desenvolver e me divertir com tudo isso!

 

Minhas Habilidades!

Como disse, sou psicólogo e trabalho com isso. Tenho atualmente a minha clínica particular, mas não me restrinjo a ela somente. Faço palestras, workshops e tenho diversos outros projetos paralelos… para que a psicologia chegue onde jamais chegou. Tenho um carinho muito grande por temas como a religião, a criatividade, a estética, as imagens, sexo, relacionamento e espero falar deles no blog! São muitos temas que a psicologia aborda e quero falar de vários na verdade e de formas diferentes e dinâmicas!

Parto de um pensamento humanista-existencialista, onde creio na criatividade, na potencialidade das pessoas. Não somos só condicionados ou determinados pelo meio. Claro que seria impossível negar as forcas que elas regem no indivíduo, mas só isso não explica a complexidade e beleza que é a existência humana.

Na clínica atendo crianças, jovens, adultos e casais, realizando um trabalho de psicoterapia, aconselhamento psicológicos, orientação vocacional e também em um trabalho emergencial de plantão psicológico. Mas já atuei em diversas outras vertentes como na área organizacional, na acadêmica e hospitalar! Tenho um carinho e um amor muito grandes por cada um deles, que trouxeram e trazem grandes desafios e transformações muito positivas na minha vida!

Realizo também um trabalho de atendimento online, então se existir algum interesse, por favor, só mandar um email ou alguma pergunta sobre.

Obrigado se você se interessou por esse projeto e obrigado pela sua vista aqui! Esse autor agradece muito! 🙂